8 de ago. de 2008

Encontro Doze - Dia 07/08/08

Assuntos debatidos: Resumidamente, em forma de tópicos, pode-se dizer que começamos com o texto de Veríssimo "O Verdadeiro Você". A frase que acabou sendo a mais referenciada foi "O Controle é o disfarce". Esse texto de Veríssimo diz, resumidamente, o seguinte: nós, homens (sexo masculino), só descobrimos quem somos ou na frente dum cano de uma arma ou quando apaixonados, na frente de uma mulher na qual investimos amor. Aí, nessa situação, o controle, que é o disfarce, cai e somos revelados ao nosso verdadeiro eu, um eu que, muito repetidamente, é algo como covarde e instável. O homem controlado é um homem disfarçado. Mas, o que pode ser percebido, uma perspectiva adotada pra leitura desse texto, é justamente que Veríssimo usa um recurso muito válido em determinada situação, nega radicalmente um Eu em busca de outro, o que faz questão de permanecer escondido em algum canto de nossa subjetividade - isso, além da ironia! Parece válido na medida que a perspectiva abraçada é sempre, repetidamente, a do Eu-Controladado-Controlador e nunca, jamais, a desse Eu-instável. Bom, resumidamente, o eu-multiplicidade, o eus, é que valeu mais a pena considerar. Tanto a figura controladora, quanto a escondida que vem à mostra. Outro ponto importante foram as noções do discurso neurótico, da compulsão à repetição, não necessariamente nesses termos, mas, resumidamente, em slogans, foram citadas mais ou menos assim. O conceito chamado à roda foi o de Ritornelo - a trabalhar em um próximo texto. Começamos levemente e delicadamente, a partir desse assunto de "montar um tipo de maquinismo duro e continuar a agenciar sempre a mesma repetição, ser sempre o mesmo", devir-outra-coisa. Lemos, aí, o texto "DEVIR", do Platô 4. O texto sobre o Corpo-Sem-Órgãos se agencia ao de Devir, na medida que em que devém o que desterritorializa-se duma linha dura.
.
Local deste encontro: Concentração na frente do CFCH, banquinhos brancos e migração ao segundo andar do CFCH, próximo ao D.A. de Psicologia.
.
Presentes: Jorge e Taci.
.
Texto e proposta para o próximo encontro: "Terminar" com o ensaio "Como criar para si um corpo sem órgãos" e adentrar ao de "Devir", do Mil Platôs Vol. 4.
.
Data, hora e local do próximo encontro: Quinta-feira (21/08) às 14h, nos banquinhos brancos na frente do CFCH (UFPE).
.

Nenhum comentário: