28 de set. de 2008

Encontro Dezessete - 25/09/08

Em linhas gerais: Buscando elementos e esclarescimentos sobre o Devir.
.
Strictu: Foi feita a leitura do trecho sobre o "Devir" do capítulo II do livro Inconsciente-multiplicidade. Este capítulo II consiste num resumo dos conceitos existentes em mil platôs.
.
Locais deste encontro: Concentração às 14h na frente do CFCH, banquinhos brancos e migração para o suissódromo transformado em pracinha, localizado atrás do CFCH.
.
Presentes: Jorge e Pedro.
.
Escrito para o próximo encontro: "Devir" do Mil Platôs, Deleuze e Guattari.
.
Data, hora e local do próximo encontro: Quinta-feira (02/10) às 14h, nos banquinhos filosóficos, em frente ao CFCH (UFPE).
.

Encontro Dezesseis - Dia 18/09/08

Em linhas gerais: Ainda buscando elementos e esclarescimentos sobre o Devir, tanto num aspecto geral (outros autores, etc.) quanto especificamente na escritura de Deleuze & Guattari.
.
Strictu: Foi feita a leitura do capítulo "Devir e Política" do livro Conversações de Deleuze.
.
Locais deste encontro: Concentração às 14h na frente do CFCH, banquinhos brancos e migração para o suissódromo transformado em pracinha, localizado atrás do CFCH.
.
Presentes: Diego, Jorge, e Pedro.
.
Escrito para o próximo encontro: Trecho sobre o DEVIR do Capítulo II do livro Inconsciente-Multiplicidade (ver post "bibliografia" para mais informações sobre o livro).
.
Data, hora e local do próximo encontro: Quinta-feira (25/09) às 14h, nos banquinhos filosóficos, em frente ao CFCH (UFPE).
.

20 de set. de 2008

Encontro Quinze - Dia 11/09/08

Em linhas gerais: Ainda buscando elementos, esclarescimentos sobre o Devir, tanto num aspecto geral (outros autores, etc.) quanto especificamente na escritura de Deleuze & Guattari.
.
Strictu: Caminhamos de maneira intensionalmente ziguezagueada dentro do texto "Sujeitos e Devires: O Corpo-Drogado" de Daniel Lins (ver referências no Post "Bibliografia"), obedecendo ao critério demanda. A partir da leitura desse texto, realizada por todos, fomos buscando dúvidas ou trechos interessantes e dialogando sobre.
.
Locais deste encontro: Concentração às 14h na frente do CFCH, banquinhos brancos e migração para o suissódromo transformado em pracinha, localizado atrás do CFCH.
.
Presentes: Jorge, Patrícia, Pedro e Taciana
.
Escrito para o próximo encontro: "Devir e Política" do livro CONVERSAÇÕES, de Deleuze.
.
Data, hora e local do próximo encontro: Quinta-feira (18/09) às 14h, nos banquinhos filosóficos, em frente ao CFCH (UFPE).
.

13 de set. de 2008

Devir-Planta

"Se cada um de nós tivesse para si uma percepção sensível diferente, poderíamos por nós mesmos perceber ora como pássaro, ora como verme, ora como planta".
.
Fonte: Nietzsche. "Sobre verdade e mentira no sentido extramoral".
.

A Piscadela do Devir

"Devir nunca é imitar. Quando Hitchcock faz o pássaro, ele não reproduz nenhum grito de pássaro, ele produz um som eletrônico como um campo de intensidades ou uma onda de vibrações, uma variação contínua, como uma terrível ameaça que sentimos em nós mesmos. E não são apenas as "artes": as páginas de Moby Dick valem também pela pura vivência do duplo devir, e não teriam essa beleza de outro modo. A tarantela é a estranha dança que conjura ou exorciza as supostas vítimas de uma picada de tarântula: mas, quando a vítima faz sua dança, pode-se dizer que ela está imitando a aranha, que identifica-se com ela, mesmo numa identificação de luta "agonística", "arquetípica"? Não, pois a vítima, o paciente, o doente não se torna aranha dançante a não ser na medida em que a aranha por sua vez é suposta devir pura silhueta, pura cor e puro som, segundo os quais o outro dança. Não se imita; constitui-se um bloco de devir, a imitação não intervém senão para o ajuste de tal bloco, como numa última preocupação de perfeição, uma piscada de olho, uma assinatura. Mas tudo o que importa passou-se em outro lugar: devir-aranha da dança, à condição de que a aranha torne-se ela mesma som e cor, orquestra e pintura.".
.
Fonte: Da Contracapa do Mil Platôs, Vol. 4, Deleuze & Guattari
.

10 de set. de 2008

Bibliografia Geral do Grupo de Estudos

A Bibliografia sugerida neste post será dividida em dois grupos, a saber, um grupo que relata o material lido por este grupo, em reuniões, e outro grupo que relata o material que, independente de ter sido discutido objetivamente numa reunião, figura entre referências adotadas pelos integrantes atuais do grupo. Com certeza, esqueceremos de listar algo, podemos vir a acrescentar algo novo ou algo lembrado. Reservamo-nos a não seguir a ABNT nessa listagem.
.
1. Textos já lidos ou em processamento de leitura:
.
BAREMBLITT, G. Introdução à Esquizoanálise. (Alguns pontos podem servir de referência e de introdução)
Dossiê DELEUZE In: Revista Cult, n. 108.
DELEUZE, G. Conversações. Ed. 34. (Especialmente as duas entrevistas: sobre o Anti-Édipo e sobre Mil Platôs).
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Rizoma. In: Mil Platôs, Vol. 1. Ed. 34.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Como criar para si um corpo sem órgãos. In: Mil Platôs, Vol. 3. Ed. 34.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Devir. In: Mil Platôs, Vol. 4. Ed. 34.
FOUCAULT, M. Introdução à vida não fascista. Prefácio à ed. americana de O Anti-Édipo de 1977.
KAFKA, F. Um relatório para uma Academia. In: Um Médico Rural: Pequenas Narrativas. Ed. Companhia das Letras.
Letra "D" do documentário/texto transcrito: "O Abcdário de Deleuze".
LINS, D. (ORG.). Sujeitos e devires: o corpo-drogado. In: Nietzsche e Deleuze: Pensamento Nômade. Ed. RELUME DUMARÁ.
OLIVEIRA, R. Para Além da Dialética: O Anti-Hegelianismo de Nietzsche e Deleuze de In: LINS, D (ORG.). Nietzsche e Deleuze: Intensidade e Paixão. Ed. RELUME DUMARÁ.
.
2. Textos a-paralelos:
.
CARDOSO, H. Inconsciente-multiplicidade: Conceito, problemas e práticas segundo Deleuze e Guattari. Ed. Unesp.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Ed. Graal.
DELEUZE, G. Espinosa: Filosofia Prática.
DELEUZE, G, GUATTARI, F. Mil Platôs. Ed. 34.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. O Anti-Édipo. Ed. Imago.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Ed. 34.
GUATTARI, F. Revolução Molecular: Pulsações Políticas do Desejo. Ed. Brasiliense.
GUATTARI, F. O Inconsciente Maquínico: Ensaios de Esquizoanálise. Ed. Papirus.
LINS, D (ORG.). Nietzsche e Deleuze: Intensidade e Paixão. Ed. RELUME DUMARÁ.
LINS, D (ORG.). Nietzsche e Deleuze: Pensamento Nômade. Ed. RELUME DUMARÁ.
NIETZSCHE, F. Ecce Homo. Ed. L&PM.
NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira no sentido extramoral. Ed. HEDRA.
SCRUTON, R. Espinosa. Ed. UNESP
STRATHERN, P. Spinoza. Ed. JZE.
.

"A esquizoanálise deve estar pronta para tudo!..."

"...Temos visto que um fluxo de hormônios pode desencadear uma competência imprevista em matéria de ritornelo, como um fluxo de DNA pode transformar um processo de memorização ou alargar os ritmos circadianos: os cruzamentos, os casamentos, aparentemente os mais absurdos, os mais 'contra-natureza', são sempre da ordem do possível. Nossas admirações, nesse campo, dependem de uma falta de imaginação ou de um dogmatismo teórico. Tudo é possível na condição de que as conexões atuantes sejam compatíveis com um conjunto de proposições maquínicas. Não se trata de leis universais, uma vez que a 'montagem' dessas proposições está situada, datada a partir de agenciamentos, de pontos de subjetivação, dado que ele é inseparável de escolha maquínica desdobrando linhas de um phylum maquínico relativamente irreversível que define com precisão as condições de transposição dos 'princípios de realidade'."
.
FONTE: GUATTARI, F. O Inconsciente Maquínico: Ensaios de Esquizoanálise. SP: Ed. Papirus, 1988, cap. 6: "Notas para uma Esquizoanálise", p. 154.
.

2 de set. de 2008

Encontro Quatorze - Dia 28/08/08

Assuntos debatidos: Continuamos no texto "Ciência do Devir" de Osvald Saidón Os tópicos debatidos foram: (vou atualizar)
.
Local deste encontro: Concentração na frente do CFCH, banquinhos brancos e migração ao segundo andar do CFCH, utilizamo-nos de uma sala vazia.
.
Presentes: Jorge e Pedro.
.
Texto e proposta para o próximo encontro: Do livro "Nietzsche e Deleuze: Pensamento Nômade" de Daniel Lins (Org.), pegamos o artigo "Sujeitos e devires: o corpo-drogado", do próprio Daniel.
.
Data, hora e local do próximo encontro: Quinta-feira (11/09) às 14h, nos banquinhos brancos na frente do CFCH (UFPE).
.

Encontro Treze - Dia 21/08/08

Assuntos debatidos: Dado que o texto "Devir" do Vol. 4 é muito extenso, começamos pelo texto "Ciência do Devir" de Osvald Saidón. Os tópicos debatidos foram, obviamente, o "DEVIR". Marcamos alguns termos: - hieráclito; - devir; - vontade de potência; - tempo; - bergson; - acontecimento; - amor-fati > positivo - dizer sim à vida (ecce homo); - aion x cronos; caos - "o que é a filosofia?"; - paradigma: ético e estético.
.
Local deste encontro: Concentração na frente do CFCH, banquinhos brancos e migração à sala 01 de estudos da biblioteca do Centro de Educaçãos.
.
Presentes: Jorge, Taci e Pedro
.
Texto e proposta para o próximo encontro: Terminar o texto iniciado.
.
Data, hora e local do próximo encontro: Quinta-feira (28/08) às 14h, nos banquinhos brancos na frente do CFCH (UFPE).
.