19 de jul. de 2008

Micropolítica do Nazismo (ou do Fascismo ou do...)

"Maximilian não acreditava de maneira alguma que o povo alemão fora impelido à desgraça; antes, a seu ver, o próprio povo se recriara da cabeça aos pés nessa forma perversa, gerada pelos sonhos de cada indivíduo e pelos sentimentos cultivados em família, e então produzira, como expoentes simbólicos dos seus desejos mais íntimos, os chefões nazistas"

Há que se prestar atenção a esse trecho do livro "Austerlitz" de W.G. Sebald. Antes de procurar saber quem veio primeiro, numa busca metafísica alienante, é bom perceber o detalhe da história contada: "desejos mais íntimos". Não uma relação de sedução: Estado sedutor e povo seduzido; antes, indivíduos que desejam intimamente algo e se redescrevem a tal ponto de ajudarem ou terem, numa relação íntima, papel decisivo no engendramento de um Estado Nazista ou, de qualquer modo, para ampliar o dito, criação de um estado qualquer fundado na violência.

"Austerlitz" de W.G. Sebald. Ed.: Companhia das Letras.
.

17 de jul. de 2008

Encontro Nove - Dia 15/07/08

Assuntos debatidos: Encontro baseado no "Como criar para si um corpo sem órgãos" que se encontra no Vol. 3 do Mil Platôs. Os slogans que apareceram foram, mais ou menos, o que seria um platô, porque o livro se chama "platôs", a noção de Identidade e Esquizoanálise, a noção de Corpo-Sem-Órgãos. Foram lidos trechos do texto "Para acabar com o Juízo de Deus" de Antonin Artaud e feitas as ligações mais aparentes entre a noção de "raspagem do Inconsciente" e a noção de operar uma limpeza no corpo, arrancando-lhe os órgãos. A primeira noção, a de "raspagem", se encontra no "O Anti-Édipo" e estas linhas sobre o problema do corpo organizado em órgãos em Artaud. Também foi colocado, a partir do texto de Deleuze e Guattari, "Como Criar Para Si...", a noção de quem é esse Deus, o que é o Juízo e o que são esses órgãos que Artaud cita em seu texto "Para acabar com o Juízo de Deus".
.
Local deste encontro: No Paço Alfândega, Recife Antigo.
.
Presentes: Jorge, Patrícia e Taciana.
.
Texto e proposta para o próximo encontro: Continuar com o ensaio "Como criar para si um corpo sem órgãos" e todos os encontros possíveis em outros textos que dispomos.
.
Data, hora e local do próximo encontro: Na quarta-feira, dia 23/07/08 às 17h, no Paço Alfândega, praça de alimentação, nas mesinhas em frente ao Cuba do Capibaribe.
.

14 de jul. de 2008

Textos Lidos ou em Processamento de Leitura:

* "Como Criar Para Si Um Corpo Sem Órgãos", Mil Platôs, Vol. 3;
* Artigos publicados na Cult, n. 108;
* "Rizoma" de Deleuze & Guattari, Mil Platôs, Vol. 1;
* Post "Uma Propedêutica Esquizoanalítica" deste Blog;
* "Introdução à vida não fascista" de Foucault;
* Letra "D" de "O Abcdário de Deleuze".

Reunião na Terça-Feira (dia 15//07/08) - Paço Alfândega

Os planos são os seguintes: Reunião no Paço Alfândega (no andar da praça de alimentação, na mesinha em frente ao Cuba do Capibaribe) às 14h, sobre o texto "Como produzir para si um corpo sem órgãos" do Vol. 3 do livro Mil Platôs, certo?